ATENDIMENTO HUMANIZADO NA LUTA CONTRA A COVID-19
A NOTÍCIA DE QUE SERÁ INTERNADO EM UM HOSPITAL AFETA O EMOCIONAL NÃO SÓ DO PACIENTE, MAS TAMBÉM TODA A FAMÍLIA. QUANDO A NOTÍCIA É DE QUE IRÁ PARA UTI O ABALO É AINDA MAIOR. O PACIENTE FICA ISOLADO E AS VISITAS SÃO RESTRITAS.
QUANDO ESTE INTERNAMENTO VEM DURANTE A PANDEMIA, COM O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO FAMILIAR, TUDO SE TORNA AINDA MAIS DIFÍCIL.
POR ISSO, NA LUTA CONTRA A COVID-19 A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO GANHA AINDA MAIS IMPORTÂNCIA.
MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO ONDE RECEBERÃO TRATAMENTO DE PONTA PARA COVID-19, OS PACIENTES DEVEM SER ATENDIDOS COM CARINHO, ATENÇÃO E SEGURANÇA PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. TODA A EQUIPE DEVE ESTAR CIENTE DA IMPORTÂNCIA DE AMENIZAR ESTE SOFRIMENTO E FAZER COM QUE ELES SE SINTAM ACOLHIDOS DA MELHOR FORMA.
ASSIM, JÁ SE TORNOU ROTINA NO HCC QUE A FAMÍLIA RECEBA NÃO SÓ INFORMAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DO QUADRO CLÍNICO DO PACIENTE, MAS QUE POSSAM REALIZAR UMA “VISITA VIRTUAL” A SEU ENTE QUERIDO.
SEGUNDO UMA DAS ENFERMEIRAS QUE TÊM REALIZADO ESSA VISITA VIRTUAL “NÃO É SÓ UM CORPO HUMANO QUE ESTÁ ALI, TEM UM CORAÇÃO, UM SENTIMENTO, UMA VIDA QUE PRECISA DE MUITO AMOR E ATENÇÃO.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, TEMOS FEITO O MÁXIMO PARA QUE O PACIENTE SE APROXIME DA FAMÍLIA, MESMO DE LONGE. E CONFESSO QUE TEM SIDO BEM EMOCIONANTE NÃO SÓ PARA O PACIENTE, MAS TAMBÉM PARA A EQUIPE DE PLANTÃO. EU NUNCA CONSIGO SEGURAR A LÁGRIMA.”
E ESSA AÇÃO NÃO SERVE APENAS PARA AMENIZAR O SOFRIMENTO PSICOLÓGICO DO PACIENTE E SUA FAMÍLIA. ESTUDOS FEITOS NO MUNDO INTEIRO TÊM MOSTRADO QUE A EVOLUÇÃO CLÍNICA DO PACIENTE TAMBÉM É POSITIVA QUANDO ELE RECEBE A ATENÇÃO DA FAMÍLIA.
PARA O DR. WESLEY BURGOS, COORDENADOR DA UTI 1 DO HCC, “ASSIM COMO EM QUALQUER OUTRA DOENÇA, A PRESENÇA DO FAMILIAR, MESMO QUE SEJA POR TELECONFERÊNCIA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE. COMO PARA A COVID-19 UMA DAS PRESCRIÇÕES É O ISOLAMENTO TOTAL DAW PESSOA, NÓS TEMOS NOTADO QUE AQUELES QUE FAZEM AS CHAMADAS DE VÍDEO COM OS FAMILIARES TÊM MOSTRADO UMA RECUPERAÇÃO MELHOR.”
AINDA SEGUNDO O DR WESLEY, DIANTE DOS RESULTADOS POSITIVOS DAS VIDEOCHAMADAS, ESSA AÇÃO PASSOU A FAZER PARTE DA ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA DOS PACIENTES COVID-19 TANTO NA UTI QUANTO NA ENFERMARIA CLÍNICA DO HCC.
PARA A ENFERMEIRA DA FOTO, A EMOÇÃO TOMA CONTA DE TODOS, INDO MUITO ALÉM DO PACIENTE E SEUS FAMILIARES. ELA AFIRMA QUE TODA A EQUIPE DA UTI SE SENTE MUITO FELIZ EM PODER CONTRIBUIR PARA UM AMBIENTE HUMANIZADO. E DESTACA A EMOÇÃO A CADA NOVA CHAMADA.
“ELES JÁ SE EMOCIONAM SÓ AO ME OUVIR: _VAMOS FALAR COM A FAMÍLIA HOJE?
E AO FINAL DE CADA LIGAÇÃO POSSO VER O QUANTO VALEU A PENA SEPARAR AQUELE TEMPINHO PARA CONECTÁ-LOS COM SUAS FAMÍLIAS. TODA A EQUIPE TEM CONSCIÊNCIA DESSA IMPORTÂNCIA, POIS SABEMOS QUE, AMANHÃ, COLHEREMOS OS MELHORES FRUTOS DISSO TUDO!”
19/05/20