Acesse aqui seu exame

Assessoria de Imprensa

EQUIPE DE SAÚDE DO HCC RECEBE HOMENAGEM NA PORTA DO HOSPITAL

NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA (18), A EQUIPE DO HOSPITAL HCC FOI SURPREENDIDA COM UMA HOMENAGEM. CRIANÇAS E MONITORAS DO PROJETO “MÃOZINHAS QUE AJUDAM OS HERÓIS DA SAÚDE”, UM BRAÇO DO PROGRAMA PERMANENTE DE AJUDA HUMANITÁRIA E AUXÍLIO COMUNITÁRIO “MÃOS QUE AJUDAM” DA IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS,  CANTARAM E DECLAMARAM UM CORDEL PARA DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA EQUIPE DO HOSPITAL NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19.  UMA DAS COORDENADORAS DO PROJETO DESTACOU QUE AS CRIANÇAS OUVEM FALAR DE HERÓIS DESDE MUITO PEQUENAS E CRESCEM COM ESSA IMAGEM. MAS QUE “HOJE ESTAVAM DIANTE DOS VERDADEIROS HERÓIS E HEROÍNAS, OS PROFISSIONAIS QUE SE DEDICAM A TRATAR E A SALVAR A VIDA DAS PESSOAS MESMO CORRENDO TODO RISCO E COLOCANDO SUAS PRÓPRIAS VIDAS EM PERIGO”.  A AÇÃO EMOCIONOU A EQUIPE QUE FOI PARA A PORTA DO HOSPITAL RECEBER A HOMENAGEM. PARA O ADMINISTRADOR DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE CONQUISTA, FELIPE NERY: “AÇÕES COMO ESSA REFORÇAM A NOSSA VONTADE DE CONTINUAR NA LUTA E NOS FAZEM LEMBRAR, EM MEIO AO TORMENTO CAUSADO PELA PANDEMIA, A REAL MISSÃO DE NOSSAS PROFISSÕES. MAIS QUE CUIDAR DA SAÚDE, FAZER COM QUE OS QUE ESTÃO INTERNADOS AQUI NO HCC POSSAM VOLTAR PARA O SEIO DE SUAS FAMÍLIAS RESTABELECIDOS E PRONTOS PARA DEVOLVER ALEGRIA A SEUS ENTES QUERIDOS.” A COORDENADORA DE ENFERMAGEM DO HCC, A ENFERMEIRA POLIANA LIMA, LEMBROU QUE: “POR CONTA DOS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA PRA DEIXAR AS ALAS COVID, E TAMBÉM PELO GRANDE NÚMERO DE PACIENTES INTERNADOS, MUITOS DA EQUIPE DE SAÚDE NÃO PUDERAM DESCER PRA ENCONTRAR AS CRIANÇAS DO MÃOZINHAS QUE AJUDAM. MAS É COM MUITO CARINHO E GRATIDÃO QUE RECEBEMOS ESSA HOMENAGEM. NUM MOMENTO TÃO DIFÍCIL QUE ESTAMOS VIVENDO É MUITO IMPORTANTE TER ESSE RECONHECIMENTO PELO TRABALHO PRESTADO. NÃO TEM COMO NÃO SE EMOCIONAR COM UMA ATITUDE DESSAS. FICA AQUI NOSSO SENTIMENTO DE GRATIDÃO”. 18/06/21 ASCOM HCC.

HCC TEM CINCO DIAS SEGUIDOS COM 100% DE OCUPAÇÃO NA UTI COVID. 

A UTI DO HCC, DESTINADA EXCLUSIVAMENTE A ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19, PASSOU POR UM FIM DE SEMANA COM 100% DE OCUPAÇÃO.  A ÚLTIMA SEXTA, SÁBADO E DOMINGO REPETIRAM OS NÚMEROS JÁ REGISTRADOS NOS DIAS ANTERIORES. NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, DIA 3 DE JUNHO, A UTI DO HOSPITAL HCC ATINGIU, MAIS UMA VEZ, 100% DE OCUPAÇÃO.  NA QUARTA, DIA 02, A LOTAÇÃO MÁXIMA DA UTI TAMBÉM TINHA SIDO ATINGIDA, ENQUANTO NOS LEITOS CLÍNICOS A TAXA PASSAVA DOS 70%. A SITUAÇÃO TORNA-SE CADA VEZ MAIS PREOCUPANTE UMA VEZ QUE, PASSADOS MAIS DE 14 MESES DE PANDEMIA, A POPULAÇÃO, DIA APÓS DIA, CONTINUA A RELAXAR COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO A COVID-19. A ATITUDE, QUE PODE SER CONSIDERADA COMPREENSÍVEL, MAS NÃO ACEITÁVEL, É REFLEXO NÃO SÓ DO TEMPO PROLONGADO DE PANDEMIA, MAS TAMBÉM DA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA GERADA PELO FATO DE PARTE DA POPULAÇÃO JÁ TER RECEBIDO AS DUAS DOSES DA VACINA. A SITUAÇÃO SE COMPLICA AINDA MAIS AGORA QUE O PERFIL DAS PESSOAS INTERNADAS NÃO SE RESTRINGE A IDOSOS E PESSOAS COM COMORBIDADES. PARA O DIRETOR MÉDICO DO HCC, DR VINÍCIUS RODRIGUES, A POPULAÇÃO PRECISA SE CONCIENTIZAR DE QUE A RESPONSABILIDADE TAMBÉM ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, E NÃO APENAS NAS AÇÕES DO PODER PÚBLICO. “TEMOS VISTO CADA VEZ MENOS IDOSOS INTERNADOS E MAIS JOVENS NOS LEITOS. TEMOS POUQUÍSSIMOS PACIENTES ACIMA DE 60 ANOS E MUITOS PACIENTES DE 40, 30 E DA FAIXA DE 20 ANOS. ISSO SE DÁ PELA QUESTÃO COMPORTAMENTAL. AS PESSOAS, APESAR DAS ORIENTAÇÕES QUE VEM SENDO DIVULGADAS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, NÃO RESPEITAM AS REGRAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. A GENTE PERCEBE QUE O PODER PÚBLICO TENTA FLEXIBILIZAR UM POUCO ABERTURA DO COMÉRCIO NO INTUITO DE MANTER VIVA A ECONOMIA, MAS FALTA A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO. E AÍ, A GENTE VOLTA A TER UM AUMENTO DOS NÚMEROS. ENTÃO, FICA O ALERTA: AINDA ESTAMOS NO MEIO DE UMA GRANDE CRISE E PODEMOS CHEGAR A UM COLAPSO SANITÁRIO SE NÃO HOUVER A COLABORAÇÃO DE TODOS”, DESTACOU DR. VINICIUS. ASSIM, CABE A POPULAÇÃO TER CONSCIÊNCIA DE QUE, POR MAIS QUE ESTEJAMOS CANSADOS DA PANDEMIA, ELA AINDA NÃO SE CANSOU DE NÓS.  MESMO QUE A VACINAÇÃO ESTEJA EM CURSO NÃO PODEMOS RELAXAR COM CUIDADOS E MANTER, SEMPRE QUE POSSÍVEL, O DISTANCIAMENTO SOCIAL E AS MEDIDAS BÁSICAS DE PREVENÇÃO COMO A LAVAGEM DAS MÃOS E USO DO ÁLCOOL EM GEL. 07/06/21

HCC RECEBE RECONHECIMENTO DE AUTORIDADES AO COMPLETAR UM ANO NO COMBATE A PANDEMIA 

NO DIA EM QUE O HCC COMPLETA UM ANO DO CONTRATO COM O GOVERNO DO ESTADO PARA ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19 DIVERSAS AUTORIDADES ENVIARAM MENSAGENS DE RECONHECIMENTO A EQUIPE DO HOSPITAL. O SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO E O DEPUTADO ESTADUAL JEAN FABRÍCIO ENVIARAM VÍDEOS PARABENIZANDO O HOSPITAL POR ESTE UM ANO DE CONTRATO ENFRENTANDO A PANDEMIA. O DEPUTADO JEAN FABRÍCIO DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO HCC PARA CONQUISTA E REGIÃO E AFIRMOU QUE A QUALIDADE DA ESTRUTURA E A COMPETÊNCIA DA EQUIPE FORAM FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DO CONVÊNIO DE COMBATE A PANDEMIA. ENCERROU O VÍDEO PARABENIZANDO A TODA EQUIPE PELA HONRADEZ E SERIEDADE. JÁ O SECRETÁRIO DE SAÚDE DA BAHIA, FÁBIO VILASBOAS, PARABENIZOU A TODA A EQUIPE DE SAÚDE DO HCC, QUE TÊM DEDICADO SUAS VIDAS AO ENFRENTAMENTO DESTA DOENÇA TÃO TERRÍVEL. E PONTUOU QUE ESTE TRABALHO TEM AJUDADO A BAHIA A MANTER AS MAIS BAIXAS TAXAS DE MORTALIDADE DE COVID-19 EM TODO O BRASIL. JÁ A PREFEITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA, SHEILA LEMOS, ENVIOU AO DIRETOR MÉDICO DO HOSPITAL UMA CARTA AGRADECENDO O EMPENHO DE TODA A EQUIPE NO ESFORÇO DE CUIDAR DAS VIDAS DOS CONQUISTENSES.  ENDEREÇADA AO DIRETOR MÉDICO DO HOSPITAL,  DR. VINÍCIUS RODRIGUES,  A CARTA É EXTENSIVA A EQUIPE DE SAÚDE E A TODO CORPO TÉCNICO DO HCC A QUEM A PREFEITA PARABENIZA E AGRADECE “PELO COMPROMISSO, DEDICAÇÃO, RESPEITO E, SOBRETUDO, PELO TRATAMENTO HUMANIZADO QUE VEM SENDO OFERTADO A TODOS OS PACIENTES E FAMILIARES NESSE MOMENTO TÃO DIFÍCIL QUE ATRAVESSAMOS.” ELA ENCERRA A CARTA REAFIRMANDO A ADMIRAÇÃO E O RESPEITO POR TODA EQUIPE ENVOLVIDA NO COMBATE A PANDEMIA. RESSALTA QUE QUANDO CUIDA COM AMOR DE CADA PACIENTE INTERNADO A EQUIPE ESTÁ CUIDANDO TAMBÉM DE CADA UM DOS CIDADÃOS QUE ESTÁ FORA DO HOSPITAL. E AINDA AGRADECE A TODOS ELEVANDO-OS AO POSTO DE HERÓIS. “_MUITO OBRIGADA POR TRABALHAREM INCANSAVELMENTE EM DEFESA DA VIDA! VOCÊS SÃO HERÓIS, E QUE DEUS VOS ABENÇOE!” AO RECEBER ESSAS MENSAGENS DE RECONHECIMENTO PELO BOM SERVIÇO PRESTADO À POPULAÇÃO, DR VINÍCIUS PRONTAMENTE PROVIDENCIOU QUE FOSSEM REPASSADAS A TODOS DO HOSPITAL E APROVEITOU PARA PARABENIZAR OS ENVOLVIDOS, REAFIRMANDO QUE “ESSAS FELICITAÇÕES FORAM, JUSTAMENTE, EM HOMENAGEM A ESSE ANO DE DEDICAÇÃO AO COMBATE A COVID.” 05/05/21 ASCOM HCC  

HCC RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA  POR SERVIÇOS PRESTADOS DURANTE A PANDEMIA 

NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA (14) O HOSPITAL HCC FOI AGRACIADO COM UMA MOÇÃO DE APLAUSOS CONCEDIDA PELA CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DA CONQUISTA. A MOÇÃO É UMA INICIATIVA DO VEREADOR RICARDO BABÃO JUNTAMENTE COM A VEREADORA VIVIANE SAMPAIO E VISA RECONHECER OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO HCC NO ATENDIMENTO A POPULAÇÃO, NÃO SÓ DE VITÓRIA DA CONQUISTA, MAS TAMBÉM DAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS, NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE A PANDEMIA DA COVID-19. COM OS TRABALHOS DA CÂMARA ACONTECENDO EM HOME OFFICE E AS SESSÕES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL A ENTREGA FOI REALIZADA NA SEDE DO HCC, ONDE ESTIVERAM PRESENTES: O SÓCIO PROPRIETÁRIO DO HOSPITAL,  JOSÉ ALIOMAR AMORIM BOTELHO , O UROLOGISTA, E TAMBÉM SÓCIO DO HCC, DR. ALISSON BOTELHO, ALÉM DO DEPUTADO ESTADUAL JEAN FABRÍCIO FALCÃO E O VEREADOR RICARDO BABÃO. A VEREADORA VIVIANE, CO-AUTORA DA MOÇÃO NÃO PODE COMPARECER POR ESTAR DANDO ASSISTÊNCIA A SAÚDE DE UM FAMILIAR. AO INICIAR A CERIMÔNIA DE ENTREGA DA HOMENAGEM O VEREADOR RICARDO BABÃO DESTACOU QUE, ANTES DE IR AO HCC COM A COMISSÃO PARA AVALIAR A PROPOSTA DA MOÇÃO, ESTEVE COM ADMINISTRADOR DO HOSPITAL, FELIPE NERY, QUE EXPLICOU O FUNCIONAMENTO DA ALA COVID E DO RESTANTE DO HOSPITAL. O VEREADOR DISSE TER FICADO IMPRESSIONADO COM A ESTRUTURA QUE FOI MONTADA E COM A SERIEDADE E COMPROMISSO COM QUE OS PACIENTES VÊM SENDO TRATADOS. LOGO APÓS O DEPUTADO JEAN FABRÍCIO DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO HCC PARA A REGIÃO E A CORAGEM DE TODA A EQUIPE EM TER SE COLOCADO A DISPOSIÇÃO PARA ESTAR NA LINHA DE FRENTE EM UM MOMENTO DE TANTAS INCERTEZAS. AFIRMOU QUE MUITA GENTE COMENTA QUE OS HOSPITAIS ESTÃO FATURANDO MUITO COM OS ATENDIMENTOS COVID, SEM SABER QUE, SE A INTENÇÃO FOSSE O LUCRO, O HOSPITAL GANHARIA MUITO MAIS SE TIVESSE OPTADO POR NÃO ATENDER A COVID E USASSE SUA ESTRUTURA PARA AS CIRURGIAS ELETIVAS.  AO RECEBER A HOMENAGEM, ALIOMAR RELEMBROU UM POUCO DA HISTÓRIA DO HCC E PONTUOU COMO O HOSPITAL EVOLUIU. AFIRMANDO QUE AQUELA HOMENAGEM ERA DIRECIONADA A TODA A EQUIPE, RESPONSÁVEL PELO SUCESSO DO HOSPITAL. DESTACOU QUE NÃO SE VAI A HOSPITAL POR LAZER. CHEGA-SE ALI POR NECESSIDADE. “O PACIENTE CHEGA COM MEDO . É PAPEL DA EQUIPE REDUZIR A PRESSÃO PSICOLÓGICA. ESSE É O PRIMEIRO MEDICAMENTO. E É ISSO QUE COBRAMOS DE TODOS AQUI, UM ATENDIMENTO HUMANIZADO”. COMPLETOU ALIOMAR.  ELE TAMBÉM FALOU DA ALEGRIA DE RECEBER AS MENSAGENS DE QUEM PASSOU POR ALI E VENCEU A COVID,  E DA TRISTEZA EM SABER QUE NEM TODOS FORAM SALVOS. E ENCERROU SUA FALA AFIRMANDO QUE: “SE TEM UMA COISA QUE ESSA PANDEMIA VEIO PRA PROVAR É QUE O LUCRO NÃO É O OBJETIVO DO HCC.  A FUNÇÃO PRINCIPAL DESTE HOSPITAL É SALVAR VIDAS!” ASCOM HCC

DEPOIS DE 40 DIAS DE LUTA EMPRESÁRIO VENCE A COVID-19 

A EXPECTATIVA DOS QUE ESPERAVAM ERA GRANDE NA TARDE DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 16. COM CARTAZES, FLORES, BALÕES, FÉ E MUITA ALEGRIA A FAMÍLIA DE CIDEMAR DA SILVA AGUIAR, DE 41 ANOS, VEIO DE BRUMADO PARA ALTA DO EMPRESÁRIO DO RAMO DE SUPERMERCADOS QUE ESTEVE INTERNADO NO HCC POR 40 DIAS COM COVID-19 E, DEPOIS DE 2 INTUBAÇÕES, VENCEU O VÍRUS E TEVE ALTA.   GEISA, A ESPOSA DE CIDEMAR, SE AGARROU A FÉ DURANTE TODO PERÍODO DA INTERNAÇÃO. PARA ELA A RECUPERAÇÃO DO MARIDO É UM MILAGRE. MILAGRE QUE ELA, AS FILHAS E DEMAIS FAMILIARES ESTAMPARAM NAS CAMISETAS PARA VIR RECEPCIONÁ-LO NO DIA DA ALTA.  MAS ALÉM DE FÉ, GEISA TEM CONSCIÊNCIA. AO FALAR DA GRAÇA DE SEU MARIDO TER RECUPERADO A SAÚDE, APROVEITOU PARA LEMBRAR A TODOS QUE A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU. AFIRMOU QUE A DOENÇA É GRAVE E QUE SÓ QUEM PASSA POR ESSA SITUAÇÃO É QUE TEM A REAL DIMENSÃO DO PROBLEMA. QUE MUITAS VEZES AS PESSOAS VÊEM NA TV E ACHAM QUE NUNCA ACONTECERÁ EM SUAS FAMÍLIAS. E QUANDO ACONTECE, ARREPENDEM-SE DE NÃO TER LEVADO A SÉRIO AS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS.   A FILHA DO EMPRESÁRIO, JÚLIA DE 14 ANOS, ERA UMA DAS MAIS ANSIOSAS PARA RECEBER O PAI. ELA TAMBÉM CONVIVEU COM O MEDO DURANTE TODO O PERÍODO DO INTERNAMENTO E QUANDO QUESTIONADA SOBRE O QUE FALARIA PARA AS PESSOAS QUE ESTÃO CIRCULANDO NAS RUAS ACHANDO QUE A PANDEMIA JÁ ACABOU, MANDOU UM RECADO: “ESSAS PESSOAS PRECISAM SE CONSCIENTIZAR! NÃO É BRINCADEIRA! ESSAS PESSOAS NÃO ESTÃO SABENDO O PODER DESSA DOENÇA. E INFELIZMENTE A GENTE SÓ SABE QUANDO A GENTE SENTE NA PELE.”  QUANDO CIDEMAR RECEBEU ALTA, SEUS FAMILIARES AGRADECERAM E REZARAM. SEU IRMÃO SILVIO, AGRADECEU A DEUS, A EQUIPE DO HOSPITAL HCC E LEMBROU DA FORÇA DA FAMÍLIA PRA VENCER MAIS ESSA BATALHA. DEPOIS DISSO, O EMPRESÁRIO SEGUIU DE VOLTA PRA CASA. MAS SUA LUTA DEIXA CLARO A TODOS NÓS QUE A DOENÇA É GRAVE. QUE A PANDEMIA AINDA NÃO TERMINOU, E QUE PARA EVITAR QUE NOSSAS FAMÍLIAS TENHAM DE PASSAR POR ESSA EXPERIÊNCIA TEMOS DE CONTINUAR A SEGUIR AS REGRAS BÁSICAS DE PREVENÇÃO AO CORONA VÍRUS: USAR MÁSCARA, HIGIENIZAR AS MÃOS E MANTER O DISTANCIAMENTO.  18/01/21 ASCOM HCC      

HCC PROMOVE SÃO JOÃO PRA PACIENTES COM CORONAVÍRUS

QUANDO SE PENSA EM COVID-19 A PRIMEIRA COISA QUE SE VEM À CABEÇA É A IDEIA DA DOENÇA, DO SOFRIMENTO, DE MEDO. ESTES SENTIMENTOS PODEM SER ÚTEIS PARA NOS MANTER ALERTA E NOS LEVAR A PREVENÇÃO. MAS ENGANA-SE QUEM ACREDITA QUE SÓ ESSES PENSAMENTOS PERMEIAM A MENTE DE QUEM TRATA A COVID-19. HUMANIZAR O TRATAMENTO E TRAZER ALEGRIA AOS PACIENTES NÃO É UMA FORMA APENAS DE DISTANCIAR OS PENSAMENTOS NEGATIVOS. É, COM CERTEZA, UMA MANEIRA DE AMPLIAR AS DEFESAS E AGILIZAR O PROCESSO DE CURA DO PACIENTE. PENSANDO EM MELHORAR O AMBIENTE DO TRATAMENTO E TRAZER AOS INTERNADOS A POSSIBILIDADE DE NÃO DEIXAR PASSAR EM BRANCO OS FESTEJOS DE SÃO JOÃO, A EQUIPE DE ENFERMAGEM DO HCC PROMOVEU NOS DIAS 23 E 24 UMA COMEMORAÇÃO JUNTO AOS PACIENTES.  COM DECORAÇÃO TÍPICA E DIREITO A MÚSICA AO VIVO, OS PACIENTES PUDERAM DESFRUTAR, MESMO QUE SEM SAIR DE SEUS LEITOS, DE UM POUCO DA ALEGRIA DA MAIOR FESTA DO NORDESTE.  A ENFERMEIRA EMANUELA NOLASCO, DESTACOU A REAÇÃO DOS PACIENTES E DA EQUIPE DURANTE A AÇÃO: “VER UMA LÁGRIMA ESCORRENDO NO OLHINHO DELES E O CORAÇÃO ACELERAR DE TANTA EMOÇÃO, NOS FAZ ENTENDER, DIARIAMENTE, A NOSSA VERDADEIRA MISSÃO. TENHO CERTEZA QUE ELES SENTIRAM O NOSSO ABRAÇO NAQUELE MOMENTO DE TAMANHA VULNERABILIDADE. UM ABRAÇO EM FORMA DE MÚSICA, QUE VEIO PARA AMENIZAR A DOR, A DISTÂNCIA E A SAUDADE. E TEM SIDO ASSIM, NOSSA PRIORIDADE ALI É FAZER SEMPRE UM “POUQUINHO MAIS”. FOI SENSACIONAL!” 25/06/20

JÁ EM PLENO USO NO HCC, TÚNEL DE DESINFECÇÃO DESENVOLVIDO PELO SENAI CIMATEC AMPLIA SEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

DESENVOLVIDO PELO SENAI CIMATEC E ENTREGUE AO HCC POR MEIO DE UMA PARCERIA COM A SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO DO ESTADO, O TÚNEL É UMA FERRAMENTA A MAIS PARA A SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM NOS DOIS ANDARES DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE CONQUISTA QUE FORAM ISOLADOS PARA ATENDIMENTO EXCLUSIVO A PACIENTES COVID-19. ALÉM DO TÚNEL INSTALADO NO HCC, O GOVERNO DO ESTADO JÁ ENTREGOU OUTROS 18 EM TODO TERRITÓRIO BAIANO. PARA O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DO ESTADO, WALTER PINHEIRO, É MUITO IMPORTANTE GARANTIR A SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM NESSA PANDEMIA: “ESTAMOS IMPLANTANDO TÚNEIS DE DESINFECÇÃO EM DIVERSOS HOSPITAIS DA BAHIA, AMPLIANDO ASSIM A SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE, EM CONTATO DIRETO COM PACIENTES DA COVID-19. ELES SÃO DESENVOLVIDOS PARA QUE ESTES PROFISSIONAIS POSSAM TER MAIS SEGURANÇA JUSTAMENTE NO MOMENTO EM QUE VÃO SE DESPARAMENTAR DOS SEUS EPIS”, RESSALTA O SECRETÁRIO. O INFECTOLOGISTA ROBERTO BADARÓ, PESQUISADOR CHEFE DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DO SENAI CIMATEC, E SUPERVISOR DO PROJETO, DESTACA QUE O TÚNEL AGE NO MOMENTO MAIS CRÍTICO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. “A GENTE SABE QUE A MAIOR PARTE DA CONTAMINAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE SE DÁ QUANDO ELE VAI SE DESPARAMENTAR. PASSANDO PELO TÚNEL DE DESINFECÇÃO, O PROFISSIONAL PODE RETIRAR OS EPIS SEM RISCO DE CONTAMINAÇÃO”, EXPLICOU BADARÓ. AO PASSAR PELO TÚNEL, AO FINAL DO EXPEDIENTE, O PROFISSIONAL DE SAÚDE É BORRIFADO POR UMA SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO. SÓ DEPOIS RETIRA OS EPIS E COMPLETA O PROCEDIMENTO DE HIGIENIZAÇÃO PESSOAL PARA DEIXAR O HOSPITAL.  PARA VINÍCIUS RODRIGUES, DIRETOR MÉDICO DO HCC, O TÚNEL, ALÉM DE AGILIZAR O TRABALHO QUE JÁ VINHA SENDO FEITO MANUALMENTE, TAMBÉM LIBERA O PROFISSIONAL QUE APLICAVA O DESINFETANTE NO COLEGA PARA ATENDIMENTO AOS PACIENTES.  FONTE: ASCOM HCC COM INFORMAÇÕES DA ASCOM SEPLAN.

ATENDIMENTO HUMANIZADO NA LUTA CONTRA A COVID-19

A NOTÍCIA DE QUE SERÁ INTERNADO EM UM HOSPITAL AFETA O EMOCIONAL NÃO SÓ DO PACIENTE, MAS TAMBÉM TODA A FAMÍLIA. QUANDO A NOTÍCIA É DE QUE IRÁ PARA UTI O ABALO É AINDA MAIOR. O PACIENTE FICA ISOLADO E AS VISITAS SÃO RESTRITAS. QUANDO ESTE INTERNAMENTO VEM DURANTE A PANDEMIA, COM O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO FAMILIAR, TUDO SE TORNA AINDA MAIS DIFÍCIL. POR ISSO, NA LUTA CONTRA A COVID-19 A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO GANHA AINDA MAIS IMPORTÂNCIA. MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO ONDE RECEBERÃO TRATAMENTO DE PONTA PARA COVID-19, OS PACIENTES DEVEM SER ATENDIDOS COM CARINHO, ATENÇÃO E SEGURANÇA PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. TODA A EQUIPE DEVE ESTAR CIENTE DA IMPORTÂNCIA DE AMENIZAR ESTE SOFRIMENTO E FAZER COM QUE ELES SE SINTAM ACOLHIDOS DA MELHOR FORMA. ASSIM, JÁ SE TORNOU ROTINA NO HCC QUE A FAMÍLIA RECEBA NÃO SÓ INFORMAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DO QUADRO CLÍNICO DO PACIENTE, MAS QUE POSSAM REALIZAR UMA “VISITA VIRTUAL” A SEU ENTE QUERIDO.  SEGUNDO UMA DAS ENFERMEIRAS QUE TÊM REALIZADO ESSA VISITA VIRTUAL “NÃO É SÓ UM CORPO HUMANO QUE ESTÁ ALI, TEM UM CORAÇÃO, UM SENTIMENTO, UMA VIDA QUE PRECISA DE MUITO AMOR E ATENÇÃO.  SEMPRE QUE POSSÍVEL, TEMOS FEITO O MÁXIMO PARA QUE O PACIENTE SE APROXIME DA FAMÍLIA, MESMO DE LONGE. E CONFESSO QUE TEM SIDO BEM EMOCIONANTE NÃO SÓ PARA O PACIENTE, MAS TAMBÉM PARA A EQUIPE DE PLANTÃO. EU NUNCA CONSIGO SEGURAR A LÁGRIMA.” E ESSA AÇÃO NÃO SERVE APENAS PARA AMENIZAR O SOFRIMENTO PSICOLÓGICO DO PACIENTE E SUA FAMÍLIA. ESTUDOS FEITOS NO MUNDO INTEIRO TÊM MOSTRADO QUE A EVOLUÇÃO CLÍNICA DO PACIENTE TAMBÉM É POSITIVA QUANDO ELE RECEBE A ATENÇÃO DA FAMÍLIA. PARA O DR. WESLEY BURGOS, COORDENADOR DA UTI 1 DO HCC, “ASSIM COMO EM QUALQUER OUTRA DOENÇA, A PRESENÇA DO FAMILIAR, MESMO QUE SEJA POR TELECONFERÊNCIA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE. COMO PARA A COVID-19 UMA DAS PRESCRIÇÕES É O ISOLAMENTO TOTAL DAW PESSOA, NÓS TEMOS NOTADO QUE AQUELES QUE FAZEM AS CHAMADAS DE VÍDEO COM OS FAMILIARES TÊM MOSTRADO UMA RECUPERAÇÃO MELHOR.” AINDA SEGUNDO O DR WESLEY, DIANTE DOS RESULTADOS POSITIVOS DAS VIDEOCHAMADAS, ESSA AÇÃO PASSOU A FAZER PARTE DA ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA DOS PACIENTES COVID-19 TANTO NA UTI QUANTO NA ENFERMARIA CLÍNICA DO HCC. PARA A ENFERMEIRA DA FOTO, A EMOÇÃO TOMA CONTA DE TODOS, INDO MUITO ALÉM DO PACIENTE E SEUS FAMILIARES. ELA AFIRMA QUE TODA A EQUIPE DA UTI SE SENTE MUITO FELIZ EM PODER CONTRIBUIR PARA UM AMBIENTE HUMANIZADO. E DESTACA A EMOÇÃO A CADA NOVA CHAMADA.  “ELES JÁ SE EMOCIONAM SÓ AO ME OUVIR: _VAMOS FALAR COM A FAMÍLIA HOJE? E AO FINAL DE CADA LIGAÇÃO POSSO VER O QUANTO VALEU A PENA SEPARAR AQUELE TEMPINHO PARA CONECTÁ-LOS COM SUAS FAMÍLIAS. TODA A EQUIPE TEM CONSCIÊNCIA DESSA IMPORTÂNCIA, POIS SABEMOS QUE, AMANHÃ, COLHEREMOS OS MELHORES FRUTOS DISSO TUDO!” 19/05/20

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS, NOVIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE O HCC.